Apresentação



 

 



 

 

 

O Museu de Arte Sacra, desde sua criação, tem dialogado com as múltiplas instituições da cidade de Uberlândia e organismos desta diocese, buscando aprimorar os trabalhos de efetivação deste espaço de memória, de religiosidade e cultura em todas as suas manifestações.

Pode-se dizer que, por meio da historia da Igreja Católica em nossa região, compreende-se a história da formação de nosso povo e de nossa cultura. O MAS surge desta preocupação, a de organizar, preservar e difundir a história da Diocese de Uberlândia, bem como seu acervo, estimulando o interesse pelo conhecimento e para a promoção de nossa consciência histórica.

O valor que a Igreja reconhece aos seus próprios bens culturais explica "a vontade por parte da comunidade dos crentes e em particular das instituições eclesiásticas, de reunir desde a época apostólica os testemunhos da fé e cultivar a sua memória, exprime a unicidade e a continuidade da Igreja". (Carta circular sobre a função pastoral dos museus eclesiásticos).

Por meio de parcerias realizadas entre representantes de diversas instituições religiosas e culturais de nossa região, bem como profissionais da área de museus, foram vislumbrados horizontes na história do MAS, e para sua missão na cidade de Uberlândia/MG. Vale ressaltar as varias iniciativas socioculturais promovidas por toda equipe do museu, formado por diversas mãos, que tem como objetivo central a experiência do convívio humano em suas afetividades.